segunda-feira, 21 de setembro de 2015

21 de setembro dia nacional de luta da Pessoa com Deficiências

Hoje minha time line amanheceu cheia de pessoas 'comemorando' o dia nacional de luta da Pessoa com Deficiências, posso parecer do contra com o que eu vou escrever aqui, porém é o que eu penso sobre isso.
Primeiro, lamento muito que exista um dia onde as pessoas  'comemorem' a luta das Pessoas com Deficiência'. Lamento pois uma grande parte da população tem ou vai ter deficiência, seja ela de mobilidade, surdez, cognitiva ou de visão. Não deveria existir um dia de luta pois nós somos todos iguais, podemos ser diferentes por nossas especificidades porém somos todos humanos e como humanos deveríamos antes de mais nada nos colocar no lugar do próximo e respeita-lo como gostaríamos que fizessem conosco. Não me orgulho da luta diária para atender as necessidades básicas do meu filho, uma delas é o direito de ir e vir, puxa vida qual é o problema das pessoas em não pensarem que calçadas são feitas para pedestres, e que esses podem ser idosos (como a maioria de nós será um dia), estarem com carrinho de bebê ou que sejam pessoas em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida? Calçadas cheias de buraco, carros estacionados nelas, pessoas que puxam seus muros o mais próximos da rua por que 30 cm de quintal vai fazer muita diferença mesmo. Ônibus que não param no ponto só para não baixar elevador, ou ter que brigar com o cobrador que olha para você e já fala que tá quebrado, dai você tem que insistir e tchã,  o elevador tá funcionando. Ou quando você vai ao um shopping entra em uma loja e precisa provar os sapatos no seu filho querendo um que sirva enquanto ele bate a cabeça no chão porque odeia por sapato e a vendedora os clientes e todo mundo fica te olhando como se seu filho fosse uma coisa que deveria ser mantida longe da sociedade, isso quando não vem aqueles comentários ; Ahh se fosse meu filho, ou filho meu nunca se comportou assim. Saibam todos vocês que meu filho caminhou muito, muito, batalhou muito contra seu próprio corpo, contra sua própria limitação para chegar onde chegou hoje, e não tenho duvida que irá muito  longe, antes de julgar olhe seu próprio umbigo,
A luta cansa e eu por muitas vezes já me vi cansada de lutar. Lutar por remédio, lutar por dignidade, lutar para que as pessoas acreditem no potencial dele, lutar para que as pessoas não o vejam como coitadinho. Já não basta nossa luta de reabilitação, medicalização ainda tem que lutar para que as pessoas o respeitem, e queremos respeito mesmo não é dó, tem diferença viu.

Pode parecer utópico, mas eu quero um mundo onde as diferenças sejam respeitadas, e não que exista um dia para marcar a luta. Quero um dia de comemoração mesmo, daqueles que enchem o coração, poderia ser liberação do plantio de cannabis, ou todas as pessoas com necessidade de cadeira de rodas as recebem em 30 dias e não em 4 ou 5 anos como é hoje, isso quando recebem, vou comemorar o dia em que não ver mais mães desesperadas fazendo vaquinhas online, vendendo seus sapatos para comprar sonda, equipos, leite especial. Quero comemorar o dia em que não veja mais pessoas morrendo por falta de medicação, comemorar o acesso amplo a saúde um direito constitucional, quero comemorar a escola que recebe um cego, um surdo ou qualquer outro deficiente com qualidade e respeito. Por que hoje eu não comemoro, eu luto e lamento.


















.