sábado, 17 de agosto de 2013

Quanto tempo é preciso?

  
Quanto tempo é preciso para aceitar uma perda?
Quanto tempo é preciso para aceitar uma condição diferente?
Hoje conversando com uma mãe que está passando o que eu passei com o Guilherme quando ele tinha West, me fez pensar em qual o valor do tempo.
Quando estávamos lutando contra a West, parecia que nunca ia acabar, cada crise era um medo enorme, uma tortura.  Os dias eram longos, as noites mais ainda.
Os seis meses de espera entre a medicação e o resultado que estávamos livres, demoraram quase um século!
Tive medo do tempo. Aliás tenho até hoje.
Tudo isso por que eu não podia fazê-lo voltar atrás, e fazer como eu queria.
Poderia ter voltado ao momento exato do AVC do Guilherme e impedir de alguma forma que aquele coágulo se formasse, poderia voltar ao tempo e impedir que a West o engolisse.
Mas acredito que essa não é uma angustia só minha.
Nunca pude voltar atrás, nunca pude mudar o tempo.
Mas eu aprendi a dançar com ele, aprendi a ter calma, paciência, aprendi a vê-lo passar.
Aprendi deixando tentar de controlá-lo, sem questionar o porquê não podia voltá-lo.
Quando deixei de esperar pelo controle do tempo e comecei a controlar minhas ações, comecei a ser feliz.
Posso não ter o controle sobre o tempo que passou, mas sobre o tempo que virá eu tenho sim, posso molda-lo exatamente como que quero, coisas ruins, decepções, pensamentos negativos continuam acontecendo porem não perco mais tempo pensando em como muda-las, hoje uso meu tempo para transforma-las, aprendo com isso.
Cada avanço do Gui me faz dar mais valor à vida, um simples bater de palmas, um sorriso, um balbucio diferente, uma careta me faz lembrar que o pesadelo já passou, e que o mesmo tempo que eu acreditava estar me castigando, na verdade estava me aperfeiçoando.

Deixei de ser resistente e aprendi a ser resiliente! 


3 comentários:

  1. VC É O CAMINHO Q EU QUERO SEGUI...VÊ SEU FILHO ANDANDO ME DÁ A CERTEZA Q NO TEMPO DE LÉO ELE TBM IRÁ ANDAR,TENTO TER CALMA E ESPERAR POR ESSE TEMPO NÃO É FACÍL,AS VEZES BATE O MEDO DE TD VOLTAR,SEI Q MEU FILHO TBM TA CURADO,TENHO Q TER PACIÊNCIA E RESIGNAÇÃO EM ESPERAR O TEMPO DE DEUS.

    SANDRA GUERRA.

    ResponderExcluir
  2. Linda mulher,mãe,guerreira,ativista e tantas outras, nunca canso de dizer isso a vc !Prova que é MÃE ESPECIAL!Medos superações,duvidas e determinações vc é ser humano emoções essas acontecem e acontecerão .Força,raça,daqui um tp olhará para trás qnto cresceu! Abraços de luz!

    ResponderExcluir
  3. Ola Daiane, sempre acompanho as noticias do Guilherme. Torcendo sempre por ele, mande mais noticias!! Obrigada

    ResponderExcluir